quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Caronte


Caronte é o barqueiro dos mortos. Ele é o responsável por levar, sobre as águas dos rios Estige e Aqueronte, os mortos para o além. Caronte recebeu esta missão após tentar roubar a caixa de pandora e ser apanhado pelo próprio Zeus. Ele foi mandado para o Érebo, onde deveria cumprir sua tarefa.

À princípio, Caronte levava as almas com a ajuda de seu irmão: Corante. Cada um usava um dos remos do barco. Eram necessárias duas moedas de prata, uma para cada um deles e, quando uma gorjeta aparecesse, ela deveria ser dividida entre eles. Porém, Corante estava percebendo que as gorjetas pareciam diminuir cada vez mais, até perceber que estava sendo roubado por seu irmão Caronte. Os dois brigaram por longos 13 meses (cada mês de 28 dias), até que, no 365º dia, Caronte matou seu irmão afogado nas águas do rio.  sangue de seu irmão espalhou-se e tingiu todo o rio de vermelho.

Durante o ano de brigas entre Caronte e Corante, os mortos andaram sobre a Terra, pois não havia ninguém para levá-los para o "outro lado".

 Dizem que para ir no barco, deve-se pagar uma moeda de prata. Ela deve ser posta na boca do defunto, debaixo da língua, nunca nos olhos. Dizem também que, se alguém não leva consigo a moeda de prata, deve ficar vagando por mil anos sobre as margens dos rios até, enfim, poder ir ao mundo dos mortos.

Alguns mitólogos dizem que Caronte usava uma máscara para esconder seu verdadeiro rosto, pois este era tão macabro que poderia assustar os recém-mortos e fazer com que estes não quisessem entrar no barco. Também diz-se que Caronte recebia em seu barco tantas pessoas mortas quanto as folhas que caíam no outono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário