quinta-feira, 5 de maio de 2016

Ísis


Ísis é a deus egípcia que representa a mãe ideal e a esposa ideal. Ela é a deusa da fertilidade, da magia, da natureza e da simplicidade.

Ísis é aquela por quem os oprimidos chamam quando precisam de ajuda. Muitas vezes, o papel de Ísis foi interpretado como assistente do Faraó morto. Por isso, por algum tempo, sua imagem ficou associada à morte e a funerais, fato esse que fez seu nome aparecer mais de 80 vezes nos chamados Textos das Pirâmides. Ísis também é representada muitas vezes nos sarcófagos com grandes asas, que diziam proteger contra a maldade.

Ísis também é conhecida como a irmã-esposa de Osíris. Sua irmã, Néftis, queria um filho de Osíris, porém Osíris não a desejava, então Néftis assumiu a forma de ísis, que era muito mais atraente, e conseguiu enganá-lo, fazendo com que copulassem, daí nasceu Anúbis. Porém, Néftis tinha medo de que se Osíris descobrisse sobre aquilo, mataria sua criança, então ela persuadiu Ísis a adotar a criança e Ísis assim o fez. É por isso que Anúbis é uma divindade do submundo, pois é filho de Osíris, e é por isso que ele não pode assumir como o senhor do submundo, pois não é filho legítimo dele.

Ísis era muito poderosa. Uma vez, Seth, seu irmão, criou uma caixa e, numa reunião com todos, disse que daria a caixa a quem coubesse nela perfeitamente. Claro que ele havia medido Osíris enquanto dormia primeiro. Então, todos tentaram e não conseguiram encaixar-se perfeitamente, até que Osíris o fez e se encaixou. Nesse momento, Seth fechou a tampa da caixa e, depois, jogou-a no Rio Nilo, para que fosse levado pelas águas. Ísis procurou a caixa até encontrá-la em um lugar muito distante. Ela queria fazer um enterro decente para Osíris. Então, Ísis levou a caixa para um pântano e a escondeu por lá. Porém, Seth encontrou a caixa lá e, irado, estraçalhou o corpo de Osíris, espalhando suas partes por todo o Egito, a fim de que Ísis jamais as encontrasse para dar-lhe seu enterro decente. Então, Ísis, juntamente com Néftis, passou a procurar todas as partes, até que as juntou. Eram 14 partes (há variações na lenda), mas elas só encontraram 13. A última parte, o pênis, havia sido engolido por um peixe, mas Ísis o refez com magia. Com o corpo de Osíris refeito, Ísis tornou-se um papagaio e sobrevoou o corpo morto, usando magia, e, assim, ela engravidou de Hórus. Depois que Hórus nasceu, Ísis passou a viajar bastante com medo de que Seth encontrasse-a e matasse o seu filho.

Para que Ísis pudesse usar da magia para trazer Osíris de volta à vida, ela precisou da ajuda de Rá. Então, Isis fez Rá ser picado por uma serpente egípcia venenosa que só Ísis tinha antídoto para o veneno. Dessa forma, em troca da cura, Rá teria que lhe dizer seu verdadeiro nome (As divindades egípcias nunca revelavam seu verdadeiro nome, pois quem o conhecesse poderia invocar seus poderes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário