terça-feira, 17 de maio de 2016

Vampiro


A lenda dos vampiros é conhecida mundialmente e vem sendo registrada desde os tempos pré-históricos. Mas nos tempos antigos não se conhecia a palavra "vampiro" e criaturas que se alimentam de sangue eram sempre associadas a demônios e espíritos malignos. Tanto que já houveram muitas mortes de pessoas por serem acusadas de vampirismo.

Para se tornar um vampiro há diversos meios citados nas lendas. No folclore eslavo e chinês, por exemplo, dizem que qualquer corpo acometido por um animal, em particular um cão ou um gato, temia-se que se tornasse um vampiro. No folclore russo, diz-se que teriam sido bruxos ou pessoas que se voltaram contra a igreja em vida. Há também quem diga que são vítimas de suicídio, ou pessoas possuídas por espíritos maléficos e que pode-se tornar-se um vampiro se for mordido por um deles.

Alguns exemplos de defesas que os humanos poderiam ter contra os vampiros: dizem que o alho e ramos de roseira silvestre os faria mal. Na Europa, diz-se que espalhar sementes de mostarda pelo telhado os repeliria. Há também os itens sagrados, como crucifixos, roseiras e água benta. Além disso, dizem que vampiros não podem pisar em chão sagrado, como o de igrejas e templos, que não podem atravessar água corrente e há quem diga que eles precisariam de permissão para entrar na casa de um ser humano, mas que, depois de receber a permissão, não precisariam dela para entrar novamente.

Há também quem diga que vampiros seriam fracos contra a luz do sol. Também dizem que eles não tem reflexo diante de um espelho e nem tem sombra. Essas seriam formas de identificá-los, porém, elas não são muito aceitas, pois dizem não serem verdade.

Há também quem diga que vampiros se levantam do túmulo por sentimentos como culpa, ódio e desejo. Eles sairiam à procura, primeiro, de seus entes queridos, para reencontrá-los e, provavelmente, por algum motivo, fazer-lhes mal, assombrando-os ou até coisas piores que isso. Também dizem que eles procurariam pessoas para terem encontros sexuais para satisfazer desejos que não foram satisfeitos em vida.

Os vampiros que conhecemos hoje representados em filmes e séries são, em sua maioria, com aspecto humano. Porém, nas origens da lenda, eles não teriam aspecto necessariamente humano. Eram criaturas horrendas, representados por imagens demoníacas. Coisas sem compaixão que matavam pessoas sem dó nem piedade para beber-lhes o sangue. Eles poderiam até parecer com zumbis, pois, como eram, na maioria das vezes, representados como mortos-vivos, eram vistos como corpos humanos em decomposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário