A lenda da Medusa possui várias versões, já que é tão antiga e por muito tempo foi passada entre as gerações apenas por meio oral, então, esta é apenas uma das versões de sua lenda.
Medusa era uma mulher agraciada com beleza e formosura. Qualquer homem que a visse a desejaria no mesmo instante de tão atraente que era. Certa vez, Medusa estava fugindo de Posseidon, pois este queria possuí-la contra sua vontade. Desesperada, Medusa correu para o templo de Atenas, mas, ali mesmo, Posseidon a alcançou e a violou sem que Medusa tivesse alguma chance contra o deus dos mares e oceanos.
Desesperada, após o ocorrido, Medusa implorou pela ajuda de Atenas, mas esta, ao invés de sentir pena de Medusa, sentiu nojo. Atenas transformou Medusa em uma criatura horrível. A fez da cintura para baixo serpente, para que nenhum outro homem pudesse violá-la novamente. fez os fios de seus cabelos virarem cobras e fez com que qualquer homem que olhasse para seu rosto se tornasse pedra. Além disso, Atenas prendeu Medusa em outro templo e impediu qualquer mulher de entrar nele, para que Medusa não precisasse ter que ver outras mulheres puras e lembrar-se de que ela já não era mais.
Medusa viveu no templo, escondida do mundo, por vários anos. Todos os homens que ousaram entrar naquele templo encontraram lá dentro uma morte terrível. As mulheres, como fez Atenas, eram fisicamente incapazes de entrar no templo.Porém, um dia, Perseu entrou no templo e arrancou a cabeça de Medusa, o que a levou a morte. Há quem diga que, ao final, a cabeça de Medusa acabou indo parar nas mãos de Atenas, que a colocou em seu escudo.